GM anuncia parceria estratégica no Brasil visando aprimorar a infraestrutura de carregamento. Com a intenção de expandir a rede de recarga em residências, a empresa está estabelecendo uma colaboração com a WEG e a Eletricus para disponibilizar soluções personalizadas e estações de carregamento domésticas de corrente alternada (AC) por meio da rede de 78 concessionárias Chevrolet autorizadas a atender veículos elétricos. Com o crescimento acelerado do mercado de veículos elétricos e híbridos recarregáveis em todo o mundo, é previsto que esses tipos de veículos representem aproximadamente 18% das vendas totais até o final do ano.
Nesse cenário, a General Motors (GM) enfatiza a necessidade de expandir a infraestrutura de carregamento para impulsionar uma transição mais sólida e sustentável em direção à mobilidade elétrica. A empresa reconhece que a disponibilidade de uma rede de carregamento robusta e acessível é fundamental para aumentar a confiança dos consumidores na utilização de veículos elétricos e para garantir a viabilidade e o sucesso desta transição para um futuro mais limpo e sustentável.
Oportunidade de Parceria: Chevrolet e WEG unidas para ampliar infraestrutura de recarga no Brasil
Consciente dessa tendência, a GM conduziu uma pesquisa que constatou que 9 em cada 10 usuários de veículos elétricos e híbridos recarregáveis realizam a grande maioria das recargas em suas próprias residências ou locais de trabalho, aproveitando o tempo em que o veículo permanece estacionado. Diante desse cenário, ter uma estação de recarga particular torna-se um elemento fundamental.
A empresa reconhece que oferecer soluções de carregamento conveniente e acessível em residências é essencial para atender às necessidades e preferências dos proprietários de veículos elétricos, garantindo maior comodidade e facilidade no processo de recarga e fortalecendo ainda mais a transição para uma mobilidade mais sustentável.
"...Queremos fomentar a rede de recarga doméstica, principalmente para casas e condomínios, oferecendo desde a instalação dos equipamentos até suporte para adaptação da instalação elétrica para receber a estação de recarga”, explica Glaucia Roveri, gerente de Desenvolvimento de Infraestrutura de Veículos Elétricos da GM América do Sul.
Na parceria estabelecida com a WEG, o foco principal concentra-se no desenvolvimento de tecnologias específicas para estações de recarga fixas ou wallbox, que permitem carregamentos até três vezes mais rápidos em comparação com os padrões disponíveis atualmente no mercado (7,4 kW). Essas estações podem atingir uma potência de até 22 kW, dependendo da capacidade da rede elétrica disponível.
Os carregadores de 22 kW são compatíveis com os futuros veículos elétricos da Chevrolet, como o Blazer EV e o Equinox EV, que são baseados na nova plataforma Ultium. Com essa capacidade, apenas 15 minutos de conexão na tomada são suficientes para que esses veículos adicionem cerca de 40 km extras de autonomia, correspondendo à média diária percorrida pelos motoristas brasileiros. Essa velocidade de carregamento oferece maior praticidade e eficiência, tornando a transição para a mobilidade elétrica ainda mais acessível e conveniente.
A estação de recarga Wall Charger Chevrolet oferece outra funcionalidade importante: a conectividade com a internet, permitindo que os clientes monitorem e controlem remotamente as operações de recarga por meio de um aplicativo. Essa tecnologia oferece diversas opções de acesso, como cartões de proximidade (RFID), aplicativo para celular e até mesmo gestão avançada por meio de uma plataforma web.
Além disso, a estação permite a medição precisa da energia consumida por cada usuário, possibilitando uma cobrança individualizada na fatura, o que é especialmente valorizado em condomínios e locais compartilhados. Essa funcionalidade avançada proporciona maior controle, facilidade de uso e flexibilidade na utilização das estações de recarga, tornando-as ainda mais adequadas às necessidades dos proprietários de veículos elétricos.
A estação de recarga possui ainda a capacidade de se integrar a uma instalação de geração de energia solar existente, possibilitando a criação de grupos de estações para atender a múltiplos usuários em condomínios ou grandes estacionamentos, com controle de demanda de potência para evitar sobrecarga da infraestrutura elétrica. Embora todos os veículos elétricos da marca Chevrolet já venham de fábrica com um carregador portátil limitado a 2,2 kW, a GM também estabeleceu uma parceria com a Eletricus para oferecer o carregador portátil Smart Chevrolet.
Esse carregador possui potência de até 7,4 kW e é compatível com tomadas residenciais e industriais, proporcionando uma média de 40 km de autonomia por hora de recarga. Essa opção de carregamento mais potente atende às necessidades daqueles que requerem uma recarga mais rápida e eficiente, garantindo maior flexibilidade e conveniência para os proprietários de veículos elétricos Chevrolet.
Economia Operacional: Custo por Quilômetro Rodado de Carros Elétricos
Atualmente, ao comparar os preços da energia elétrica com os combustíveis tradicionais, como gasolina e etanol, é possível afirmar que o custo por quilômetro rodado de um carro com motor elétrico de porte intermediário é de três a quatro vezes mais econômico do que o de um veículo similar equipado com motor a combustão.
Essa diferença de custo é significativa e demonstra uma das principais vantagens dos veículos elétricos em termos de economia operacional. Com a crescente disponibilidade de estações de recarga e a redução gradual dos custos de aquisição, a relação custo-benefício dos veículos elétricos se torna ainda mais atrativa, proporcionando economias substanciais aos motoristas e incentivando uma transição mais ampla para a mobilidade elétrica.
Chevrolet na Vanguarda: Bolt EV, Bolt EUV e Próximos Lançamentos
O primeiro veículo elétrico lançado pela Chevrolet no Brasil foi o Bolt EV em 2019, que recebeu uma atualização de design no ano passado. Recentemente, a marca apresentou o Bolt EUV, seu primeiro SUV elétrico, que será comercializado em uma edição limitada de 200 unidades, com preço de R$ 279.990 cada. Ambos os modelos são equipados com uma bateria de 66 kW, proporcionando uma autonomia de 456 km no ciclo WLTP, 397 km no ciclo EPA e 377 km no ciclo do INMETRO.
Plataforma Ultium: Blazer EV e Equinox EV Chegando em 2024
O próximo passo da Chevrolet será o lançamento dos novos veículos elétricos baseados na plataforma Ultium: o Blazer EV e o Equinox EV. Esses modelos estão confirmados para o mercado brasileiro e devem chegar a partir de meados de 2024, expandindo ainda mais a oferta de veículos elétricos da marca no país.
Ficha técnica
Carregador Wall Charger Chevrolet (potência máxima)
7.4 kW (230V/1F ou 2F/32A)
12,7kW (230V /3F/32A)
22kW (415V/3F/32A)
Carregador Portátil Smart Chevrolet (potência máxima)
3,7kw (230V, 1F ou 2F, 16A) – Tomada de três pinos padrão brasileiro
7,4kW (230V, 1F or 2F, 32A) – Tomada industrial de 32 A